QUIABO, um aliado do nosso sistema digestivo!!

*Um alimento fundamental, sendo composto por vitaminas, minerais, açúcares solúveis, amido, fibras, hemiceluloses e lignina, componentes responsáveis pela sua qualidade nutricional. Embora o quiabo não seja uma fonte rica em carboidratos e calorias (100grs possui em torno de 30 kcal) o fruto fresco oferece em torno de 4,5 grs de fibra, além de proteína. (SOUSA et al., 2015)
*Rico em pro-vitamina A, B1, C , e K, possui ainda em sua composição, minerais como o cálcio e o ferro que auxiliam na saúde óssea. (SABITHA et al., 2012)
*O quiabo também é conhecido por conter propriedades medicinais, sendo anti-helmíntico, antiparasitário, protegendo as mucosas do estômago, e indicado como tratamento de várias enfermidades como diarreia, verminoses, disenteria, inflamações e irritação do estômago, rins e intestino. Além de ser benéfico para o sistema digestivo, contribui para o bom funcionamento do intestino, devido ao seu alto teor de
polissacarídeos (ADELAKUN et al., 2011). De acordo com Sabitha et al., 2012, o quiabo pode ser utilizado para combater asma e constatou-se também que esse vegetal possui forte atividade antidiabética, através da inibição de algumas enzimas
com o uso de extratos aquosos de casca de quiabo e sementes. Outros autores ainda estudam a composição e a bioatividade de sementes de quiabo no combate as células
do câncer de colo (BOLIKAL et al., 2011).
*Pesquisas realizadas por (SABITHA et al. 2011) apontam que o quiabo pode ser um aliado não apenas no controle do diabetes, como também do colesterol. Um dado de
grande importância devido ao fato dos altos níveis de colesterol ser a principal causa de problemas cardíacos e acidente vascular cerebral o tornando aliado na prevenção
de doenças cardiovasculares ( SCHWERTZ et al., 2012).

*Texto da Nutricionista Iara Marcondes Blanco – nutricionista clínica e funcional e autora da página Sem Restrições

*Aqui na Orgânicos São Carlos você encontra QUIABO ORGÂNICO fresquinho e super saboroso!!!

 

Referencias Bibliográficas

ADELAKUN, O. E. et al. Mineral composition and the functional atributes of Nigeriano kraseed (Abelmoschusesculentus Moench) flour, Research International, v.47, p.348–352, 2011.

BOLIKAL, S. et al. Composition and bioactivity of okra see de xtracts: Effect on colon câncer cells. Abstracts OfPapersOf The American ChemicalSociety, v.241, 2011.

CEAGESP – Centro de Qualidade em Horticultura. Programa Brasileiro para melhoria dos padrões comerciais e embalagens de hortigranjeiros. Classificação do quiabo (AbelmochusesculentusMoench), 2011.

SABITHA, V.; RAMACHANDRAN, S.; NAVEEN, K. R.; PANNEERSELVAM, K. AntidiabeticandantihyperlipidemicpotentialofAbelmoschusesculentus (L.) Moenchinstreptozotocin-induceddiabeticrats. JournalPharmBioalliedSci. v.3, nº3, p.397–402, 2011.

SCHWERTZ, M.C.; MAIA, J.R.P.; SOUSA, R.F.S.; AGUIAR, J.P.L.; YUYAMA, L.K.O. Efeito hipolipidêmico do suco de camu-camu em ratos. Revista Nutrição, Campinas, v.25, nº1, p.35-44, 2012.

SOUSA, A.P.B;et al. Propriedades nutricionais do Maxixe e do Quiabo.Revista Saúde em foco, Teresina, v. 2, n. 1, art. 8, p. 113-129, jan./jul. 2015.