Suplementação alimentar: fazer ou não?

Primeiro, o que precisamos saber é que já fazemos suplementação. Quando ingerimos o sal ele vem acrescido de iodo (pois o iodo é importante para várias funções do nosso corpo, principalmente na tireoide), farinhas, leites em pó, achocolatados e mais uma gama enorme de alimentos são enriquecidos com ferro, ácido fólico e mais uma vasta gama de nutrientes. A questão é a qualidade desses nutrientes, que são geralmente de fontes sintéticas e não naturais, de onde eles vêm e como são absorvidos pelo nosso corpo.
Segundo, quando for suplementar, que seja com apoio profissional, como de uma nutricionista. Por quê? Cada indivíduo é único, tem diferentes tipos de alimentação, genética, condição de saúde, se estressa mais ou menos, diferentes hábitos, ou seja, tem que ter uma individualização.
Se vc tem bons hábitos, como uma boa alimentação, pratica exercícios com regularidade, tem um bom controle do estresse cotidiano e dorme bem, a suplementação neste caso é um bônus, é a “cereja do bolo” para sua saúde, e vai te trazer mais benefícios ainda.
Agora se vc não cultiva bons hábitos, a suplementação tbm é pra vc! Vai te dar uma força pra vc começar a reagir e buscar sempre um estilo de vida saudável.
Mas atenção, tomar suplementos por conta própria é danoso para o bolso e principalmente para sua saúde. Não acredite em “fórmulas mágicas”, tenha em mente que sua saúde depende dos seus bons hábitos, e não de pílulas milagrosas.
Eu, Maurílio, quem escreve este texto, faço uso de suplementos com orientação nutricional, e posso afirmar que foi uma escolha certeira. Minha concentração e foco aumentaram, muito mais disposição para o dia a dia e, é claro, alguns quilinhos a menos.