Alimentos diet e light

 Os Alimentos light (“leve”) são aqueles que tem a diminuição de algum ingrediente/nutriente na sua formulação, geralmente em torno de 25% a menos.
Os alimentos diet (“dieta”) são aqueles que na sua formulação excluem totalmente algum ingrediente/nutriente, sendo que os mais comuns são a ausência açúcar, sal, lactose, glúten, gorduras.
Mas não se engane! Por serem “diet” ou “light” passam a impressão de que podem ser consumidos em maior quantidade, e é aí que mora o problema. A redução ou falta de determinado ingrediente/nutriente não significa que o produto é menos calórico, por exemplo.
Muitos produtos com teores baixos de açúcar, estão recheados de gordura hidrogenada. O mesmo acontece com produtos de baixo teor de gordura, mas que estão lotados de açúcar e adoçantes que vão minando a nossa saúde.
Geralmente, estes produtos são extremamente ultraprocessados, contendo corantes, conservantes e mais uma gama de substâncias para melhorar seu sabor e textura.
Não estou generalizando e penalizando todos os alimentos diet e light, mesmo porque somos nós que fazemos as escolhas e muitas pessoas têm realmente algum tipo de restrição (por isso sempre bato na tecla de se consultar com uma nutricionista funcional, pois a qualidade de vida muda da água para o vinho, e eu sou uma prova).
O que quero passar é que não devemos cair em modismos fitness (temos que ter hábitos saudáveis por toda a vida), LER MUITO BEM OS RÓTULOS (FUNDAMENTAL) para fazer escolhas corretas. Vamos sempre priorizar alimentos frescos, descascar mais e desembalar menos!!!