Kefir – benefícios e como cultivar em casa

COMO FAZER IOGURTE DE KEFIR EM CASA

Para fazer o iogurte, vc vai precisar de uma mudinha de kefir (oferecemos de cortesia na loja) e leite fresco (não use de caixinha).
Coloque a mudinha de kefir em um recipiente de vidro com leite e cubra com papel toalha ou voal.
Quando o iogurte separar bem do soro, está na hora de coar seu iogurte! Nós descartamos o soro antes, pq achamos ácido, mas pode ser consumido tb.
Em seguida, peneire o iogurte em um recipiente e reserve. Pode guardar na geladeira por até uns 5 dias.
Na peneira, vai ficar a colônia do kefir – lave em água corrente (mas não precisa lavar todas as vezes), retorne ao recipiente de vidro (lavado), e coque o leite. A quantidade do leite vai depender do seu consumo e do tamanho da colônia, vá testando.
E é só repetir o processo sempre que reparar que o iogurte separou do soro!
Se for se ausentar ou parar de consumir por um tempo, pode congelar a colônia (mudinha) em um saquinho e usar depois.
O iogurte de kefir pode ser consumido com frutas, molho para salada, sorvetes, bolos, e tudo que nossa imaginação permitir.
Insira saúde na sua vida, consuma este prebiótico fantástico.
Assista ao nosso vídeo explicando passo a passo como fazer:

PROPRIEDADES

KEFIR é uma bebida fermentada, obtida a partir da fermentação de “grãos”de kefir com leite, seja de vaca, cabra ou outros, rica em probióticos (micro-organismos vivos, os quais administrados em quantidades adequadas conferem benefícios à saúde do hospedeiro).
O Kefir é um alimento altamente nutritivo podendo revelar-se benéfico, pois aumenta o valor biológico das proteínas do leite e por ser considerado PROBIÓTICO, possui inúmeras indicações terapêuticas. O Kefir sintetiza o ácido lático, REDUZ A LACTOSE, favorecendo a digestão do leite e também a manutenção do EQUILÍBRIO DA FLORA INTESTINAL, purifica o trato gastrintestinal, auxilia na NEUTRALIZAÇÃO DE MICRORGANISMOS PATOGÊNICOS responsáveis pelas infecções e ajuda a REDUZIR OS RISCOS DE CÂNCER DE CÓLON.
Assemelhando-se ao iogurte natural quanto ao sabor, aroma e consistência, o Kefir é um alimento muito rico em nutrientes e, por isso, indicado as todas faixas etárias. Possui inúmeras indicações terapêuticas, mas ainda é pouco conhecido e divulgado no país. Quando conservado corretamente em geladeira, não estraga facilmente. A diferença fundamental entre Kefir e iogurte comum, é que o iogurte normalmente é composto de 2 microrganismos e 2 lactobacilos, o Kefir é composto de mais ou menos 15 a 16 lactobacilos, aproximadamente 7 a 9 streptococci/lactococci, 8 leveduras e 2 bactérias acéticas (acetobacter). A ação fermentadora das bactérias e leveduras do Kefir faz com que o valor biológico do leite seja incrementado, AUMENTANDO A SÍNTESE DE VITAMINAS DO COMPLEXO B que auxiliam no processo digestivo.
A abundância em CÁLCIO, FÓSFORO e MAGNÉSIO é outra das características do Kefir, como de todos os produtos derivados do leite. Contém também TRIPTOFANO e ÁCIDO FÓLICO, produzindo a enzima lactase que auxiliam na digestão de alimentos lácteos. O Kefir é um alimento facilmente digerido que elimina do intestino as bactérias e leveduras patogênicas, e regula a manutenção do equilíbrio da flora intestinal aumentando a população bacteriana benéfica e protetora. Ao auxiliar na saúde do trato gastrointestinal, os probióticos ajudam a reduzir mau hálito ou gases. Em caso de diarreia, esses alimentos podem ajudar a neutralizar os microrganismos patogênicos responsáveis pelas infecções em sua maioria, auxiliando em caso de colite, flatulências.
Cerca de 170g de Kefir possui 6 gramas de proteína, 100 calorias, 7 a 8 gramas de carboidratos e 3 a 6 gramas de gordura, dependendo do tipo de leite que é usado. O Kefir também contém uma grande variedade de compostos bioativos, incluindo os ácidos orgânicos e peptídeos que contribuem para a saúde.
Esses microrganismos podem influenciar a saúde de diversas maneiras, desde a digestão, controle de peso e saúde mental, e outros benefícios que exigem mais estudos para serem comprovados.
Alguns probióticos do kefir atuam contra infecções e isso inclui o Lactobacillus kefiri, que é exclusivo dele, sendo que alguns estudos mostram que este probiótico pode inibir o crescimento de várias bactérias, incluindo Salmonella, Helicobacter Pylori, e E. coli. Kefiran, um tipo de carboidrato presente no kefir, também possui tais propriedades antibacterianas.
Com a administração adequada e regular de kefir também pode se garantir uma melhora da saúde óssea e retardar a progressão da osteoporose devido ao cálcio presente.
O kefir feito a partir de produtos lácteos integrais não é apenas uma grande fonte de cálcio, mas também de VITAMINA K2, a qual desempenha um papel central no metabolismo do cálcio – sua suplementação pode reduzir o risco de fraturas em até 81%, segundo estudos científicos. O kefir pode aumentar a absorção de cálcio pelas células ósseas, levando a uma melhor densidade óssea, o que ajuda a prevenir fraturas.
Há também uma série de estudos relacionados aos probióticos em produtos lácteos fermentados sendo os mesmos apontados como INIBIDORES DO CRESCIMENTO TUMORAL, reduzindo a formação de compostos carcinogênicos, bem como ESTIMULANTES DO SISTEMA IMUNOLÓGICO.
Um recente estudo descobriu que o extrato de kefir reduziu o número de células de câncer de mama humano em 56%, em comparação com apenas 14% quando usado extrato de iogurte comum. No entanto, é preciso tomar esta informação com cautela, uma vez que ainda são necessários mais estudos para sua comprovação.
Os probióticos como o kefir podem ajudar a restaurar o equilíbrio de bactérias amigas no intestino e é por isso que eles são altamente eficazes para muitas formas de diarreia.
As bactérias lácticas em alimentos lácteos fermentados (como kefir e iogurte) transformam a lactose em ácido láctico, por isso esses alimentos são muito mais baixos em lactose que o leite, e também contêm enzimas que podem ajudar ainda mais na quebra da lactose. Devido a isso, o kefir é geralmente bem tolerado por pessoas com intolerância à lactose, quando comparado ao leite normal.
E seus benefícios não param, cada vez mais se tem comprovado que o uso regular e frequente de kefir como um probiótico vem sendo associado à manutenção e ao equilíbrio da saúde.