Brócolis – uma fábrica de nutrientes
A melhor forma de consumir o brócolis é no vapor durante cerca de 10 minutos para evitar a perda de vitamina C. Também é possível consumi-lo cru em saladas e em sucos.
-Reduz o colesterol: Rico em fibras solúveis, que se ligam ao colesterol no intestino e diminuem a sua absorção, sendo eliminados por meio das fezes e ajudando a controlar os seus níveis no organismo.
-Previne contra doenças cardiovasculares: Mantém os vasos sanguíneos mais fortes sendo, por isso, capaz de manter a pressão arterial controlada. Além disso, contém sulforafano, uma substância com propriedades anti-inflamatórias que previne o surgimento de lesões nos vasos sanguíneos e desenvolvimento de doenças nas artérias coronárias.
-Facilita a digestão e previne doenças do sistema digestivo:
Devido a suas fibras, mantêm o processo digestivo funcionando corretamente. Por conter sulforafano regula as quantidades de bactérias no estômago, como a Helicobacter pylori, evitando o aparecimento de úlceras ou gastrite.
-Evita a prisão de ventre:
As fibras presentes no brócolis aceleram o trânsito intestinal e aumentam o volume das fezes, que em conjunto com a ingestão suficiente de água, favorece a saída das fezes.
-Protege os olhos: A luteína é um tipo de carotenoide presente no brócolis ajuda a proteger os olhos contra a degradação macular tardia e desenvolvimento de cataratas, problemas que tornam a visão embaçada, especialmente em idosos.
-Previne problemas nas articulações: O brócolis é um vegetal com excelentes propriedades anti-inflamatórias que ajudam a reduzir a inflamação das articulação, podendo atrasar o desenvolvimento de problemas articulares como osteoartrite.
-Aumenta as defesas do organismo: Devido à sua quantidade de vitamina C, glucosinolatos e selênio, o consumo de brócolis regularmente ajuda a aumentar as defesas do organismo e a melhorar o sistema imune.
-Evita o surgimento de câncer:
O brócolis é rico em sulforafano, glucosinolatos e indole-3-carbinol, substâncias que atuam como antioxidantes, ajudando a prevenir o desenvolvimento de vários tipos de câncer, especialmente câncer de estômago e intestino.