BATATA-DOCE é saúde!!

A batata doce contêm: magnésio, fósforo, sódio, zinco, ácidos graxos e vitaminas A, B, C, K e E. Ela é considerada uma excelente fonte de compostos naturais que trazem muitos benefícios à saúde conhecidos como betacaroteno e antocianina. O betacaroteno é conhecido por reduzir o risco de várias doenças crônicas, incluindo doenças cardiovasculares, câncer, degeneração da retina relacionada à idade, e catarata. A antocianina é um pigmento natural que fornece benefícios anti-inflamatórios. As vitaminas A, B e C têm propriedades antioxidantes que ajudam no combate contra os danos causados por radicais livres.
Existem quatro tipos de batata-doce, classificados segundo a cor da polpa: 1) a batata-branca (também denominada angola ou terra-nova) não é muito doce e apresenta polpa bem seca; 2) a batata-amarela também apresenta polpa seca, embora mais adocicada; 3) a batata-roxa apresenta casca e polpa dessa cor, sendo a mais apreciada pelo sabor e pelo aroma; 4) a batata-doce-avermelhada (conhecida pelos nordestinos como coração-magoado) tem casca parda e polpa amarela, com veios avermelhados ou mesmo roxos.
Enquanto a coloração amarelada deve-se à presença de betacaroteno, que possui ação antioxidante e previne certos tipos de câncer, a coloração arroxeada é formada pela deposição de antocianinas, pigmentos naturais com ação igualmente antioxidante, encontrados, por exemplo, também nas frutas vermelhas e na casca da jabuticaba.
A batata doce também contém fibras e potássio. As fibras são essenciais para ajudar a controlar o apetite, queimar gorduras, manter uma digestão saudável regulando o intestino e reconstruir os músculos. O potássio, por sua vez, é um mineral que desempenha um grande papel no controle muscular, equilíbrio de eletrólitos e algumas funções essenciais para o organismo.
De modo geral esse tubérculo:
🍠1. Facilita o aumento de massa muscular porque fornece a energia necessária para o treino;
🍠2. Ajuda a controlar a diabetes porque tem baixo índice glicêmico;
🍠3. Melhora o funcionamento do intestino, porque é bastante rica em fibras.
🍠4. Emagrece, pois, diminui o apetite;
🍠5. Fortalece o sistema imunológico porque tem boa quantidade de vitamina A;
Sabia que uma batata doce de tamanho médio contém mais do que a necessidade diária de ingestão de vitamina A de um adulto, quase um terço da vitamina C, quase 15% de sua ingestão diária de fibras e 10% do potássio necessário? A batata doce pode até proteger fumantes e aqueles que vivem com enfisema em virtude de sua vitamina A, visto que a fumaça de cigarro cria uma deficiência desta vitamina.
Atletas e outras pessoas envolvidas no treinamento intenso geralmente precisam de mais potássio do que uma pessoa sedentária.

*Texto da Nutricionista Iara Marcondes Blanco – nutricionista e autora da página Sem Restrições

*Aqui na Orgânicos São Carlos você encontra BATATA-DOCE ORGÂNICA!!!