PANCs – Plantas Alimentícias Não Convencionais

As PANCs – Plantas Alimentícias Não Convencionais, são plantas com potencial alimentício e desenvolvimento espontâneo, mas que são consumidas em pequena escala ou utilizadas apenas em algumas regiões, não sendo produzidas comercialmente, de uma maneira geral.
De acordo com dados da ONU, apenas 30 espécies de plantas atendem a 95% da demanda humana por alimentação – isso em um universo de mais de 30 mil espécies. Quando consumimos sempre os mesmos alimentos, deixamos de absorver uma variedade de nutrientes essenciais à nossa saúde. Por isso, quanto mais variado e colorido for seu cardápio de vegetais, melhor!
As PANCs são frequentemente confundidas com ervas daninhas, porém, exatamente por serem nativas, é que elas aproveitam melhor os nutrientes do solo e, assim, são também interessantes à nossa saúde. Elas são ricas em fibras, antioxidantes e proteínas – inclusive, com concentrações de alguns nutrientes muito superiores às verduras que estamos acostumados a consumir. Costumam ser saborosas, fáceis de incluir na alimentação e ainda podem ser cultivadas em casa. Mas atenção, é preciso ter informação adequada sobre como identificar e preparar corretamente as PANCs, para se evitar confusões e não consumir ervas tóxicas, e não consuma PANCs provenientes de locais poluídos ou desconhecidos.
PANCs MAIS COMUNS:
*ORA-PRO-NOBIS: é muito comum na culinária mineira e riquíssima fonte de proteínas, aminoácidos e ferro. É bastante recomendada em dietas veganas e vegetarianas, mas todos podem se beneficiar de suas propriedades. Há estudos que mostram que ela pode ajudar a prevenir diabetes, câncer de cólon, varizes, tumores intestinais e hemorroidas.
*PEIXINHO: é uma suculenta e de cor verde-prateada, também conhecida como lambari da horta. Atua contra a tosse e irritações da faringe, além de apresentar ação microbiana e emoliente, amaciando e suavizando a pele. Pode ser servido frito ou empanado, em pratos elaborados ou como petiscos.
*CAPUCHINHA: podem ser consumidas as folhas, flores e sementes da planta. Ela possui sabor picante semelhante ao agrião e é rica em beta-caroteno, vitamina C e minerais, como potássio, cálcio e zinco, além de compostos sulfurosos benéficos ao sistema imunológico. Ajuda nos tratamentos de infecção urinária, insônia, é diurética, digestiva e sedativa.
*AZEDINHA: também chamada de erva-vinagreira, a azedinha é rica em ferro. Como seu nome já diz, apresenta um sabor ácido característico e pode ser consumida tanto crua quanto cozida, em sucos, saladas, refogados, massas e sopas. Porém, não deve ser consumida em grandes quantidades, pois possui uma alta concentração de ácido oxálico.
*CARURU: deve ser consumido exclusivamente cozido, para que as substâncias anti-nutricionais que algumas espécies possuem, sejam destruídas pelo calor. As folhas, principal parte da planta utilizada, possuem sabor semelhante ao espinafre e é normalmente é preparado refogado. É rico em beta-caroteno, vitaminas C, A, B1 e B2, magnésio, ferro, potássio, zinco, cálcio, fibras e compostos fenoicos, importantes anti-inflamatórios e antioxidantes que podem auxiliar na prevenção de casos de Alzhemeir e de Parkinson. Auxilia também no controle da pressão arterial, e também é recomendada para o combate de infecções e problemas hepáticos.
*TAIOBA: tem aspecto macio e sabor suave, é rica em cálcio, ferro, fósforo e vitaminas A e C. As folhas, os talos e a batata podem ser consumidas, porém devem ser SEMPRE COZIDAS para eliminar os efeitos do oxalato de cálcio presente na planta. Mas deve-se ter cuidado, pois existe a taioba comestível e a taioba brava, que é tóxica! A folha da taioba comestível é inteira verde, folha e talo. Folhas de plantas semelhantes com talo roxo, portanto, não devem ser ingeridas. Recomenda-se utilizar folhas novas com os talos, que devem ser bem lavadas, cortadas em tiras e fervidas por três minutos. Também pode-se apenas refogar muito bem, sem fervê-las na água. Auxilia na prevenção da osteoporose em mulheres na pós- menopausa, melhora a visão, combate a prisão de ventre, fortalece o sistema imunológico e previne anemia e osteoporose.
*BELDROEGA: suculenta e rasteira, pode-se utilizar suas folhas cruas ou refogadas, e suas sementes também são comestíveis. É rica em ômega 3, que melhora o sistema imune e ajuda a regular o colesterol, e também em antioxidantes e vitaminas A e C. Também apresenta propriedades diuréticas, analgésicas e anti-glicêmicas.
*DENTE DE LEÃO: pode ser consumida a planta inteira. É rica em potássio, vitaminas A, B, C e D. Possui também ação diurética, desintoxicante, e antioxidante. Reconhecida como uma das PANCs mais comuns, o dente-de-leão possui uma poderosa ação digestiva, recomendada para tratamentos do fígado. Pode ser utilizada para fazer chás, saladas, recheios, etc.
*SERRALHA: é muito parecida com o dente-de-leão, porém é possível diferenciá-las. A Serralha possui caule longo e desenvolve cachos de flores amarelas, enquanto o dente de leão tem apenas uma flor. Conhecida por combater dores no estômago e desintoxicar o fígado, é rica em minerais e vitaminas do complexo B, e tem ação anti-inflamatória, anticancerígena e purificante.
*FOLHA DE ABÓBORA: é rica em cálcio, ferro, vitamina B6 e muitos outros nutrientes, e pode ser consumida como uma verdura. Ela ajuda bastante a atenuar os efeitos da TPM, fortalecer ossos e dentes e melhorar o aspecto da pele.
Se você ficou interessado e quiser saber mais sobre as PANCs, neste link você pode acessar um livro gratuito que tem bastante informação: