Blog

25/07/2018 - Orgânicos

Brócolis

1532527212_iarabrocolis.png

BRÓCOLIS
Quem ingere alimentos orgânicos sabe que o sabor é indescritivelmente melhor. E assim funciona com o brócolis, essa brássica tão conhecida.
O brócolis é um vegetal rico em proteínas e, quando orgânico, sem presença de agrotóxicos, possui diversos compostos bioativos além de seus nutrientes mais biodisponíveis.
Entre suas fontes podemos destacar a vitamina A, C, K, B9, fibras, os carotenoides, e dos minerais podemos encontrar potássio, ferro e manganês, além dos glucosinolatos e isotiocianatos – metabólitos presentes que têm sido muito estudados por seus benefícios, principalmente em relação à síndrome metabólica. Em outra análise, realizada com pacientes obesos e diabéticos, observou-se a redução da glicemia de jejum e hemoglobina glicada com a administração do brócolis.
Além disso, ele auxilia no bom funcionamento do intestino, sendo importante para o sistema imunológico, protegendo com seu aporte de antioxidantes as células e os órgãos, e contribui para a redução de câncer e eliminação de toxinas pelo fígado. Mantém a pele saudável, contribui para a saúde dos olhos, e é precursor indispensável para o desenvolvimento dos ossos e controle da coagulação sanguínea. Em relação à parte muscular, possui um papel importante tanto na contração muscular como também na boa manutenção das cartilagens. E dentre seus benefícios também se inclui o bom funcionamento cerebral.
O brócolis quando comprado fresco possui mais nutrientes e compostos ativos do que as opções comercializadas congeladas. Dê preferência para sua ingestão ao cozimento no vapor para não haver tanta perda de seus nutrientes. Cuidado com o excesso de cozimento, pois ele libera compostos de enxofre de odor desagradável além das perdas dos nutrientes!
Os compostos ativos do brócolis são mais bem absorvidos pelo organismo se o vegetal for picado e deixado em descanso por alguns minutos antes do cozimento.
É importante salientar também que o alimento isolado tem pouca atuação benéfica em nosso organismo. Portanto, a alimentação saudável, com a inclusão do brócolis de forma regular, fornecerá tais benefícios, podendo consequentemente reduzir o risco de doenças crônicas que afetam nossa qualidade de vida.
* Texto da Nutricionista Iara Marcondes Blanco, autora da página Sem Restrições
* Aqui na Orgânicos São Carlos tem brócolis orgânicos fresquinhos, direto do produtor!!!

RUA Oscar de Souza Geribelo, 253, Santa Paula (Próximo ao Kartódromo) São Carlos - SP - Tel: (16) 3116-1988 / 9 8188-5650

Segunda a Sexta das 9h às 19h e aos Sábados das 9h às 14h