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20/07/2018 - Orgânicos

Cenoura

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CENOURA
A cenoura é uma raiz geralmente de cor alaranjada, que possui vários minerais e vitaminas , dentre eles potássio, fósforo, cálcio e vitaminas B1 e B2. É um dos vegetais mais ricos em beta-caroteno, um pigmento lipossolúvel pertencente ao grupo dos carotenóides e que apresenta a maior atividade de pró-vitamina A, prevenindo o envelhecimento precoce, além de proteger os órgãos de nossa visão.
O beta-caroteno presente em sua composição previne a degeneração macular e protege a pele contra a radiação solar UV, mantendo também a tonalidade bronzeada da pele por mais tempo. Exerce um efeito antioxidante, oferecendo proteção contra radicais livres e espécies reativas de oxigênio, fortalecendo o nosso sistema imunológico.
As cenouras possuem boa quantidade de fibra alimentar, importantes na manutenção da boa saúde digestiva, pois estimulam o trânsito intestinal, auxiliam na eliminação de toxinas e contribuem para reduzir o mal-estar provocado pela prisão de ventre.
Cada 100g de cenoura contém, em média, 51 calorias, considerada um alimento de baixíssima carga glicêmica quando consumida crua (2), torna-se grande aliada no processo de emagrecimento.
Um estudo científico relacionado aos carotenoides, presentes em alimentos alaranjados como a cenoura, apresentam potente efeito antioxidante. Por meio desta atuação, concluiu-se que o consumo de alimentos fontes deste fitoquímico pode ajudar a reduzir o risco de diversas alterações metabólicas e inflamatórias no âmbito do esporte.
Em um outro, mostrou que suco de cenoura associada com beterraba usado em pacientes com leucemia linfocítica crônica melhorou o apetite, provocou uma sensação de bem-estar geral e aumentou o vigor das atividades diárias. Além disso, o suco usado como um adjuvante a um dos remédios utilizados no tratamento resultou em uma redução substancial na contagem de leucócitos e linfócitos no sangue periférico e melhora em parâmetros bioquímicos relevantes.
De bela cor, aparência e sabor, se agrega bem a tudo que for colocada, podendo ser consumida crua ou cozida, em saladas, no preparo de bolo, purê, pão, suco, sopas e refogados, e assim fornecendo todos os benefícios quando bem equilibrada em seu plano alimentar.
* Texto da Nutricionista Iara Marcondes Blanco, autora da página Sem Restrições.
* Aqui na Orgânicos São Carlos tem cenoura orgânica, ainda mais saudável e com muito mais sabor!!!

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