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13/06/2018 - Orgânicos

Cogumelos

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COGUMELOS

Um alimento super nutritivo, com alto valor nutricional, baixo valor calórico, alto poder de antioxidante, rico em fibras alimentares, vitaminas, minerais e carboidratos. Além de possuírem sabores irresistíveis, são uma ótima fonte de proteína, contendo de forma geral alguns aminoácidos como arginina, glutamina e lecitina, além de pouca gordura.
Champignon, Portobelo, Eryngi, Shitake, e Shimeji, são alguns dos vários tipos de cogumelos comestíveis que encontramos para consumo. Com uma aparência atípica, os cogumelos quando servidos como prato principal, detalhe ou acompanhamento, podem surpreender com seu sabor especial a mais no prato. Por se tratar de um fungo, algumas vezes tem um sabor forte e diferenciado para quem experimenta, porém, seu sabor é de grande destaque, além do valor nutritivo excelente.
Uma pesquisa realizada pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) recentemente, afirma que pelo mundo são cerca de 36 tipos desses fungos comestíveis, e garante que o gosto dessas iguarias é de grande peculiaridade, que nem sempre conquista o paladar numa primeira garfada.
São muito ricos em vitaminas B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), vitamina C (ácido ascórbico) e vitamina D. Dentre os diversos minerais, podemos destacar cálcio, potássio, iodo, sódio e fósforo. Com relação às vitaminas, inúmeros estudos estão sendo realizados para comprovar se o Shitake e o Cogumelo do Sol possuem propriedades medicinais. Já com relação ao Shitake, algumas pesquisas o apontam como um aliado para reduzir o nível de LDL-c no sangue.
Outros estudos comprovam que as fibras presentes nos cogumelos reduzem os níveis de glicose, auxiliando no diabetes, podendo também melhorar os níveis de gordura e insulina.
Entre os diversos tipos podemos destacar alguns por suas características predominantes:
CHAMPIGNON: cogumelo mais consumido, apresenta alta quantidade de fósforo, que junto com o cálcio atua no fortalecimento do sistema ósseo. Em média a cada 100g de champignon tem 113g de fósforo.
SHIMEJI: contém uma boa quantidade de potássio – a cada 100g de shimeji temos em torno de 400mg de potássio, isso representa 12% da necessidade diária. Esse mineral auxilia no controle da pressão arterial e no processo de contração muscular.
SHITAKE: contém 9 aminoácidos essenciais que ajudam no bom funcionamento do organismo, melhoram a imunidade, são ricos em vitaminas do complexo B, E e C, além conterem cálcio, ferro, potássio e fibras.
FUNGHI: é rico em vitamina B2, ativa a B6 que ajuda a melhorar o humor, além de melhorar o stress, dores de cabeça, insônia, desconforto gástrico.
Donos de uma diversidade encantadora e equilibrada, cada um com o seu porte característico. São ricos em benefícios que só serão válidos se associados a hábitos alimentares saudáveis com o aporte adequado de todos os nutrientes e bons hábitos de vida.
Os cogumelos podem ser utilizados sozinhos, em saladas, grelhados, macarrões, combinados com carnes, sopas, pizzas e risotos. O tradicional Champignon, muito utilizado em pratos como Strogonoff, possui um sabor suave. Já o Shimeji e o Shiitake, possuem sabor mais forte e são muito utilizados em pratos japoneses, enquanto o Funghi Secchi, que é o cogumelo seco, é bastante usado em risotos e molhos.

* Texto da Nutricionista Iara Marcondes Blanco, nutricionista e autora da página Sem Restrições
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