Blog

29/05/2018 - Orgânicos

KOMBUCHA

1527685831_iarakombucha.png

KOMBUCHA 🍹
O Kombucha é uma bebida popular que em algumas culturas acredita-se ser um “remédio natural” para vários males, promovendo a saúde e a força física.
Kombucha é uma colônia composta de micro-organismos aglomerados em uma massa de celulose parecida com uma panqueca. Esse aglomerado simbiótico recebe o nome em Português de Zoogleia ou Biofilme.
Quando a colônia é colocada em um recipiente contendo uma mistura de chá verde ou chá preto com açúcar, ela transforma este líquido em uma bebida agridoce com uma fragrância frutada muito saborosa, que pode fornecer diversos ácidos e nutrientes, excelentes para a saúde.
A cultura de Kombucha alimenta-se do açúcar e produz diversas substâncias através da sua fermentação. É uma bebida probiótica rica em vitaminas e açúcares simples, várias enzimas e ácidos, dentre eles: ácido acético, ácido carbônico, ácido fólico, ácido glucônico, ácido glucurônico, ácido láctico, ácido de Usnic, aminoácidos, vitamina B1 (tiamina), vitamina B2 (riboflavina), vitamina B3 (niacina, niacinamida), vitamina B6 (pyridoxina), vitamina B12 (cobalamina, cyanocobalamina), vitamina C, além de produzir também algumas substâncias antibióticas. O Kombucha também ajuda na composição e regeneração da flora intestinal.
O álcool também é produzido na fermentação, de 0,5% a 1%, porém isto não caracteriza uma bebida alcoólica. Caso a fermentação da bebida seja completa, é formado o vinagre, rico em ácido acético - produto da degradação do álcool pelas bactérias acéticas.
Estudos científicos comprovam que o Kombucha mantém a microbiota intestinal saudável e melhora a digestão. Por ser um chá fermentado, isso faz dele uma boa fonte de bactérias probióticas, o que já traz diversos benefícios à saúde. Por melhorar a microbiota intestinal, pode consequentemente auxiliar no emagrecimento (sabe-se que pessoas acima do peso possuem microbiota diferente de pessoas magras - pessoas acima do peso/obesas possuem uma microbiota não saudável), também auxiliando na regulação do apetite.
Atua também na prevenção de gastrite, por atuar eliminando a bactéria H. pylori, umas das grandes causas de gastrite. Previne infecções intestinais, por combater outras bactérias e fungos que causam doenças no intestino.
Atua na prevenção e no tratamento do câncer, pois tem a capacidade de impedir que se forme um ambiente favorável à instalação do mesmo. Auxiliam também na diminuição das taxas de gordura LDL e aumento do HDL, podendo prevenir doenças cardiovasculares, e também auxiliariam na redução dos níveis de glicose sanguíneos.
Elimina toxinas e impurezas do organismo, por se ligar a moléculas tóxicas no organismo e estimular sua eliminação pela urina e pelas fezes, melhorando a desintoxicação hepática, comprovando-se como um excelente coadjuvante na saúde do fígado. Alivia e previne problemas como gota, reumatismo, artrite e pedras no rins, por possuir essa característica “detox”. Além de ser rico em polifenóis do chá e também em ácido acético da fermentação, caracterizando-se por possuir ação antibacteriana. Fortalece o sistema imunológico, por ser rico em antioxidantes e atuar no intestino, além de equilibrar o pH do sangue, o que deixa o corpo naturalmente mais forte para prevenir e tratar doenças. Também existem estudos relacionados ao estresse e combate a insônia, tornando-o uma boa opção para períodos de maior stress ou provas, e auxiliando no tratamento às enxaquecas e outros.
Os benefícios do Kombucha são maiores do que quando os chás preto ou verde são tomados na sua forma tradicional, e por isso essa bebida vem sendo utilizada como um poderoso aliado para a saúde.

KOMBUCHA DE LIMÃO E GENGIBRE
*Ingredientes:
• 1,5 litro de Kombucha
• 3-5 rodelas de gengibre
• suco de meio limão
• garrafa pet de 1,5L de capacidade
*Modo de Preparo:
Colocar as rodelas de gengibre e o suco de limão em uma garrafa PET limpa. Adicionar o Kombucha na garrafa, enchendo bem até ficar totalmente completa, para que não fique ar na garrafa. Tampar e deixar descansar por 3 a 7 dias, tempo necessário para haver uma nova fermentação, mas em geral a bebida saborizada estará pronta após 5 dias de fermentação. No entanto, a bebida cria gás rapidamente e alguns consumidores já gostam do sabor após apenas 24 horas da segunda fermentação.
Para fazer o Kombucha com outros sabores, basta bater a fruta no liquidificador, coar e adicionar na garrafa juntamente com o Kombucha base, esperando depois os 5 dias para a nova fermentação que dará sabor à bebida.

* Texto da Nutricionista Iara Marcondes Blanco, nutricionista e autora da página Sem Restrições.

RUA Oscar de Souza Geribelo, 253, Santa Paula (Próximo ao Kartódromo) São Carlos - SP - Tel: (16) 3116-1988 / 9 8188-5650

Segunda a Sexta das 9h às 19h e aos Sábados das 9h às 14h