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17/04/2018 - Orgânicos

BATATA-DOCE

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* BATATA-DOCE É SAÚDE *

A batata doce contêm: magnésio, fósforo, sódio, zinco, ácidos graxos e vitaminas A, B, C, K e E. Ela é considerada uma excelente fonte de compostos naturais que trazem muitos benefícios à saúde conhecidos como betacaroteno e antocianina. O betacaroteno é conhecido por reduzir o risco de várias doenças crônicas, incluindo doenças cardiovasculares, câncer, degeneração da retina relacionada à idade, e catarata. A antocianina é um pigmento natural que fornece benefícios anti-inflamatórios. As vitaminas A, B e C têm propriedades antioxidantes que ajudam no combate contra os danos causados por radicais livres.
Existem quatro tipos de batata-doce, classificados segundo a cor da polpa: 1) a batata-branca (também denominada angola ou terra-nova) não é muito doce e apresenta polpa bem seca; 2) a batata-amarela também apresenta polpa seca, embora mais adocicada; 3) a batata-roxa apresenta casca e polpa dessa cor, sendo a mais apreciada pelo sabor e pelo aroma; 4) a batata-doce-avermelhada (conhecida pelos nordestinos como coração-magoado) tem casca parda e polpa amarela, com veios avermelhados ou mesmo roxos.
Enquanto a coloração amarelada deve-se à presença de betacaroteno, que possui ação antioxidante e previne certos tipos de câncer, a coloração arroxeada é formada pela deposição de antocianinas, pigmentos naturais com ação igualmente antioxidante, encontrados, por exemplo, também nas frutas vermelhas e na casca da jabuticaba.
A batata doce também contém fibras e potássio. As fibras são essenciais para ajudar a controlar o apetite, queimar gorduras, manter uma digestão saudável regulando o intestino e reconstruir os músculos. O potássio, por sua vez, é um mineral que desempenha um grande papel no controle muscular, equilíbrio de eletrólitos e algumas funções essenciais para o organismo.
De modo geral esse tubérculo:
1. Facilita o aumento de massa muscular porque fornece a energia necessária para o treino;
2. Ajuda a controlar a diabetes porque tem baixo índice glicêmico;
3. Melhora o funcionamento do intestino, porque é bastante rica em fibras.
4. Emagrece, pois, diminui o apetite;
5. Fortalece o sistema imunológico porque tem boa quantidade de vitamina A;
Sabia que uma batata doce de tamanho médio contém mais do que a necessidade diária de ingestão de vitamina A de um adulto, quase um terço da vitamina C, quase 15% de sua ingestão diária de fibras e 10% do potássio necessário? A batata doce pode até proteger fumantes e aqueles que vivem com enfisema em virtude de sua vitamina A, visto que a fumaça de cigarro cria uma deficiência desta vitamina.
Atletas e outras pessoas envolvidas no treinamento intenso geralmente precisam de mais potássio do que uma pessoa sedentária.
*Texto da Nutricionista Iara Marcondes Blanco - nutricionista e autora da página Sem Restrições

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Referências Bibliográficas:
1- ACHESON, K.J.; BLONDEL-LUBRANO, A.; OQUEY-ARAYMON, S. et al Protein choices targeting thermogenesis and metabolism. Am J ClinNutr; 93(3):525-34,2011.
2- MUNSTERS, M.J.; SARIS, W.H. Body weight regulation and obesity: dietary strategies to improve the metabolic profile. Annu Rev Food Sci Technol; 5:39-51,2014
3- PARK, Y.M.; HEDEN, T.D.;LIU, Y. et al. A high-protein breakfast induces greater insulin and glucose-dependent insulinotropic peptide responses to a subsequent lunch meal in individuals with type 2 diabetes. J Nutr; 145(3):452-8,2015.
4- VAN NIELEN, M.; FESKENS, E.J.; MENSINK, M. et al. Dietary protein intake and incidence of type 2 diabetes in Europe: the EPIC-interAct case-cohort study. Diabetes Care; 37(7):1854-62,2014.
5- PERES, R. Batata-doce - o carboidrato do atleta. http://www.rodolfoperes.com.br/artigos-ler.php?cod=74&q=BATATA-DOCE-%96-O-CARBOIDRATO-DO-ATLETA.
6- VOLP, A. C. P.; RENHE, I. R. T.; BARRA, K.; STRINGUETA, P. C. Flavonoides antocianinas: características e propriedades na nutrição e saúde. Rev Bras Nutr Clin; 23(2): 141-149, 2008.
7- ZHANG, X. et al. The Modulatory Effect of Anthocyanins from Purple Sweet Potato on Human Intestinal Microbiota in Vitro. J Agric Food Chem; 64(12):2582-90, 2016.

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