Blog

04/04/2018 - Orgânicos

TOMATE

1527082791_iaratomate.png

TOMATE, UM GRANDE ALIADO PARA A SAÚDE

Os tomates são muito ricos em antioxidantes, os três mais comuns, e muitos poderosos são: vitamina C, vitamina A e beta-caroteno. Ele também contêm boas quantidades de Manganês, Cromo, Potássio e vitamina E.

Conhecido como um dos alimentos funcionais mais ricos em licopeno, o fruto tomate pode conter (em 100g) 5mg de carotenoides, dos quais 80% correspondem ao licopeno, um carotenoide que se integra ao sistema de defesa como antioxidante e fitonutriente tornando-se um composto antioxidante que o de muito respeito no grupo dos antioxidantes.

O licopeno está associada à redução do risco de doença cardiovasculares, adicionando oxigênio para a corrente sanguínea, melhorando o fluxo sanguíneo e a circulação, diminuindo os níveis de colesterol melhorando os perfis sanguíneos de gordura.

Na melhora da saúde óssea: o licopeno pode ser essencial na manutenção dos ossos, porque ajudam a prevenir o estresse oxidativo nos ossos, não dispensando a importância do potássio que também promover a boa saúde dos ossos já que também possui em abundância esse nutriente, que em níveis baixos tem sido associados com a hipertensão arterial, doença cardíaca, derrame, artrite, câncer e distúrbios digestivos.

Como agente anti-inflamatórios: por ser rico em carotenoides são considerados agentes anti-inflamatórios eficazes na inflamação.

Na melhora a saúde ocular: pesquisas já ligaram os antioxidantes presente no tomate com redução do risco de degeneração macular. pois, o licopeno e a vitamina A tem efeitos positivos sobre os olhos.

Na doença de Alzheimer: Alguns estudos têm relacionado o consumo de tomate com redução do risco da doença de Alzheimer e o aumento da função neurológica. No entanto, mais estudos são necessários para comprovar esta conexão.
No diabetes: Os tomates são uma ótima fonte de cromo, um mineral que pode ajudar os diabéticos na regulação dos níveis de açúcar no sangue.

Além de ser cientificamente comprovado sua importância na prevenção do câncer de próstata e pâncreas.
Vale a pena ressaltar que alguns outros trabalhos relacionados ao cultivo de tomates foram conduzidos afim de verificar a diferença entre alimentos cultivados no sistema orgânico e convencional, resultando que os alimentos cultivados nos dois sistemas, incluindo o tomate, se equivalem na maioria dos macronutrientes e cinzas (AGENCE FRANÇAISE DE SEGURITE SANITAIRE DES ALIMENTS -AFSSA, 2003), porém outro Borguini (2002) mostrou uma tendência do tomate cultivado no sistema orgânico apresentar maior quantidade de minerais.
Em relação ao teor de vitamina C (ácido ascórbico) de tomates cultivados com substrato orgânico aos tomates cultivados hidroponicamente, registraram maior teor de ácido ascórbico, os frutos produzidos com a utilização de composto orgânico (Robeiro 2012) concluindo-se à importância de serem consumidos.

Texto da Nutricionista Iara Marcondes Blanco - nutricionista e autora da página Sem Restriçõeses

*Aqui na Orgânicos São Carlos você encontra TOMATE ORGÂNICO FRESQUINHO!!!

RUA Oscar de Souza Geribelo, 253, Santa Paula (Próximo ao Kartódromo) São Carlos - SP - Tel: (16) 3116-1988 / 9 8188-5650

Segunda a Sexta das 9h às 19h e aos Sábados das 9h às 14h