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11/04/2018 - Orgânicos

ABACATE

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ABACATE, UM SUPER ALIMENTO!!

Rico em fotoquímicos e nutrientes como ácido oleico (ômega 9) auxilia na redução de LDL-c, mantendo ou aumentando o HDL-c promovendo um efeito cardiovascular muito interessante, além de estar associada a redução de inflamação e efeitos benéficos sobre os genes ligados ao câncer. (Jackix,E.,2018)
Considerado uma ótima fonte de fitoesterol (compostos químicos semelhantes ao do colesterol) que quando presentes contribui para a baixa absorção do colesterol reduzindo a síntese do colesterol hepático. (Soares et.al, 2009)
Outro aspecto interessante são as diferentes formas de vitamina E, que em conjunto com a glutationa, aumentam o potencial antioxidante, em até 3 vezes mais que em qualquer outra fruta. Em 100 grs da fruta, 27,7mg é glutationa, contribuindo assim para a melhora do sistema imune.(Jackix,E.,2018)
Segundo Pimentel 2017, suas fibras podem contribuir para a perda de peso, reduzir os picos de açúcar no sangue, melhorando a estabilidade da curva glicêmica, uma porção de 100 gramas de abacate contém 7 gramas de fibra, que é 27% da quantidade diária recomendada.
Possui mais potássio que a banana (Goldman et.al, 2010), além de folato, magnésio que a torna essencial para o nosso dia-a-dia. Para tais efeitos benéficos é necessário que seu consumo seja regularmente.

*Texto da Nutricionista Iara Marcondes Blanco - nutricionista e autora da página Sem Restrições

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