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25/04/2018 - Orgânicos

MORANGO

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MORANGO, DELICIOSO E CHEIO DE SAÚDE
Considerado uma ótima fonte de vitaminas, minerais e compostos antioxidantes e flavonóides. Dentre seus benefícios consideráveis para a saúde, inclui-se a diminuição do colesterol e pressão arterial, a inflamação reduzida, a diminuição do stress oxidativo e a prevenção do câncer. Só perde para a ameixa como fruta mais rica em fenólicos e antioxidantes.
O câncer é uma doença na qual as células do nosso organismo, por terem sofrido mutações no seu DNA, se dividem sem controle e adquirem propriedades, durante esse processo de divisão descontrolada, de invadir outros tecidos e de não morrer. Pesquisadores de Harvard descobriram que o morango tem qualidades protetoras em relação a vários tipos de câncer.
Em um estudo celular revelou-se que extratos de morango diminuíram significativamente o crescimento de células de câncer do cólon e da mama. Verificou-se ainda que os morangos inibem a formação de tumores de câncer oral em animais e em células de câncer do fígado humano, em outro estudo cientifico realizado em 2013.
Os morangos organicamente cultivados tiveram um efeito antiproliferativo significativamente superior ao alcançado pelos morangos convencionalmente cultivados, devido ao seu elevado nível de antioxidantes, defendendo-se aqui ainda mais a importância de se consumir os de origem orgânica.
Eles ainda ajudam a evitar grandes picos de açúcar no sangue e níveis de insulina, ou seja, morangos não causam grandes picos de níveis de açúcar no sangue, sendo considerado um alimento seguro para diabéticos.
Em relação às fibras, os morangos têm em torno de 26% do teor de carboidratos em forma de fibras, que são de extrema importância para alimentar as bactérias amigáveis no intestino, melhorando a saúde digestiva, auxiliando na perda de peso, e também consequentemente prevenindo algumas doenças.
Os morangos parecem retardar a digestão de glicose e reduzir os picos de glicose e insulina após uma refeição rica em carboidratos, em comparação com uma refeição rica em carboidratos sem morangos.
Os morangos também podem melhorar o estado antioxidante do sangue, diminuir o stress oxidativo, inibir a inflamação, melhorar a função vascular, melhorar o perfil lipídico do sangue e reduzir a oxidação nociva do colesterol LDL. A sua prevenção é obra da antocianina (pelargonidina) dos morangos, que gera a sua coloração avermelhada brilhante, apresentando grandes benefícios na prevenção da saúde cardiovascular.

*Texto da Nutricionista Iara Marcondes Blanco - nutricionista e autora da página Sem Restrições
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Referências Bibliográficas
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