Blog

18/05/2018 - Orgânicos

Abóbora Cabotiá

1527080290_iaracabocha.png

ABÓBORA CABÓTIA
A abóbora possui grandes quantidades de vitaminas antioxidantes (vitamina C, E e betacaroteno- provitamina A). Possui também boas quantidades de vitaminas do complexo B (B1, B2 e B5, fibras e os minerais cálcio, fósforo, ferro e potássio).Devido ao seu grande conteúdo de betacaroteno (provitamina A), seu consumo ajuda a diminuir o risco de câncer, doenças cardiovasculares, derrames e problemas nos olhos, como a catarata. Suas sementes, para os índios Cherookee, podem curar cólicas, diminuir pedras nos rins e acalmar febres desde que servidas em chás.
O zinco, mineral encontrado na semente da abóbora, também influencia muito nos sistemas e funções corporais, incluindo crescimento, formação de ossos, desenvolvimento fetal, função sensorial, mecanismos imunes, cicatrização de feridas, estabilidades de membranas e em função enzimática sendo servidas também como aperitivos. Suas sementes também estão relacionadas à melhora de humor por serem consideradas fontes de triptofano.
Na Índia, a polpa da abóbora colocada diretamente sobre a testa alivia dores de cabeça e, nas Filipinas, o caldo do pé de abóbora é recomendado na cura de dores de ouvido. Tem alto valor nutritivo, contém caroteno, um elemento ótimo para fortalecer a visão. O suco retirado das flores é digestivo: as sementes são vermífugas, e quando trituradas fornecem um suco refrigerante, próprio para os períodos de febre e nas inflamações das vias urinárias como cistite e hipertrofia prostática.
As fibras da abóbora ajudam a diminuir a sensação de fome e por isso fazem parte de dietas para controle do peso, além de auxiliar na prevenção de problemas intestinais, como constipação, doença diverticular, hérnia hiatal e até prevenção de câncer de cólon. Já o ferro e o zinco estão relacionados, respectivamente, à formação adequada dos glóbulos vermelhos e ao bom funcionamento do sistema imunológico.

* Texto da Nutricionista Iara Marcondes Blanco, nutricionista e autora da página Sem Restrições

Aqui na Orgânicos São Carlos tem Abóbora Cabochá orgânica pra você! Inteira ou descascada e cortada pra facilitar sua vida!!
R. OSCAR DE SOUZA GERIBELO, 253 - STA. PAULA - 3116-1988 / 98103-4829 (próximo ao Kartódromo)

RUA Oscar de Souza Geribelo, 253, Santa Paula (Próximo ao Kartódromo) São Carlos - SP - Tel: (16) 3116-1988 / 9 8188-5650

Segunda a Sexta das 9h às 19h e aos Sábados das 9h às 14h