Blog

10/05/2018 - Orgânicos

BANANA VERDE

1525952973_iarabananaverdearte.png

BANANA VERDE

A BANANA é uma fruta presente em grande número na dieta dos brasileiros devido ao seu sabor e ao seu alto valor nutritivo, o Brasil é um grande produtor de banana. O fruto ainda verde possui maior concentração de sais minerais, baixas quantidades de açúcar e altas quantidades de AMIDO RESISTENTE. O amido resistente (AR) presente na banana verde pode ser utilizado como ingrediente para a geração de produtos com diversas qualidades funcionais na alimentação dos brasileiros de diversas formas, sendo as mais relevantes na forma de BIOMASSA e de FARINHA.
Os ALIMENTOS FUNCIONAIS são aqueles que, além de sua função básica de nutrir, produzem efeitos metabólicos e/ou fisiológicos e/ou efeitos benéficos a saúde quando consumidos nas quantidades adequadas.
A banana ainda verde, rica em FLAVONÓIDES, atua na proteção da mucosa gástrica, e também apresenta conteúdo considerável de AR. O principal interesse em relação ao amido presente na banana verde é devido à presença de grandes quantidades de AR, o qual por não ser digerido no intestino delgado, é utilizado como substrato para fermentação pelas bactérias do cólon, produzindo efeitos benéficos atribuídos à fibra alimentar no trato gastrointestinal.
Suas fibras solúveis e insolúveis desempenham diversas funções no organismo, como a REGULAÇÃO DA FUNÇÃO INTESTINAL, no qual atua retardando o esvaziamento gástrico, além de auxiliar na REDUÇÃO DOS NÍVEIS DE COLESTEROL no sangue, e sendo também utilizado como substrato para fermentação por bactérias do cólon. A ingestão deste AR pode ainda MINIMIZAR AS CONCENTRAÇÕES DE GLICOSE E INSULINA pós-prandial (logo após as refeições) e favorecer o AUMENTO DA SENSAÇÃO DE SACIEDADE, o que seria uma ferramenta útil em dietas de EMAGRECIMENTO ou de MANUTENÇÃO DE PESO.
Esse AR, caracterizado como PREBIÓTICO, é utilizado como substrato na fermentação que ocorre no cólon, contribuindo para a INTEGRIDADE DA MUCOSA INTESTINAL, MANUTENÇÃO DO NÍVEL GLICÊMICO, MELHORA NO TRÂNSITO INTESTINAL, E PREVENÇÃO DE DOENÇAS COMO O CÂNCER DE INTESTINO, DIABETES E DIMINUIÇÃO DO ACÚMULO DE GORDURACORPORAL no organismo como fibra alimentar.
A BIOMASSA DE BANANA VERDE é considerada um ALIMENTO FUNCIONAL, que apresenta cor clara, textura aveludada e ausência de sabor marcante, obtida pelo cozimento, além de conter QUANTIDADES CONSIDERÁVEIS DE SAIS MINERAIS E ALTOS TEORES DE AR (de 55 a 93% do teor de sólidos totais).
Os PREBIÓTICOS encontrados na biomassa de banana verde são constituintes alimentares não digeríveis que afetam de modo benéfico seus aliados, por provocarem seletivamente a proliferação ou atividade de populações de bactérias desejáveis no cólon. Adicionalmente, o prebiótico pode IMPEDIR A MULTIPLICAÇÃO DE PATÓGENOS, garantindo benefícios adicionais à saúde de quem o consome regularmente.

*COMO PREPARAR A BIOMASSA (POLPA) EM CASA:*

INGREDIENTES:
* 3 a 4 bananas verdes não-climatizadas (quanto mais natural melhor e de preferência orgânica)
* Água filtrada
* Panela de pressão
* Processador ou liquidificador.

MODO DE PREPARO:
Lave bem as bananas com água e sabão. Coloque na panela de pressão com água até cobri-las e ferve-las por cerca de 4 minutos. Assim que acabar a pressão, descasque-as e despeja-as em um processador (ainda quente) para processa-las com um pouco de água filtrada morna (podendo variar: quanto mais água mais diluída), para uma massa mais maleável em torno de meio copo americano de água é o suficiente. Conserva-la em um refratário de vidro por até 5 dias na geladeira ou 3 meses no freezer.

MODO DE CONSUMO:
Por ser caracterizada como um espessante e não apresentar nenhum sabor pode despeja-la no feijão o tornando com o caldo mais grosso, assim funciona também para caldos, sopas, sucos e também shakes. Tudo fica bom com biomassa de banana verde, teste sua saúde agradece!

DICA: Para se aliar aos benefícios citados acima atente-se que seu consumo deve ser regular, e que varia de 15 a 30 gramas diária.

*Texto da Nutricionista Iara Marcondes Blanco, nutricionista e autora da página Sem Restrições

RUA Oscar de Souza Geribelo, 253, Santa Paula (Próximo ao Kartódromo) São Carlos - SP - Tel: (16) 3116-1988 / 9 8188-5650

Segunda a Sexta das 9h às 19h e aos Sábados das 9h às 14h