Blog

31/05/2019 - Orgânicos

GRÃO DE BICO

1559566583_iaragraodebico.png

GRÃO DE BICO

Alimento indispensável no prato de veganos ou vegetarianos, o grão de bico é uma leguminosa rica em proteína, sendo também um ótimo aliado se você tem como objetivo a hipertrofia. Uma Porção de 100 gramas de grão de bico fornece quase 9g de proteína, além de fornecer ácido fólico, vitamina C, vitamina E, vitamina K, cálcio, fósforo e magnésio, nutrientes essenciais para diversas funções importantes do organismo.
Essa excelente fonte de magnésio, mineral também indispensável por inúmeras funções intracelulares, como na produção de energia celular e na defesa aos radicais livres, o grão cozido supre 84,5% da dosagem média de nossa necessidade diária desse mineral essencial.
Pesquisas mostraram que o consumo regular de grão de bico diminui o risco cardíaco, auxiliando na regulação das taxas de colesterol. Salientando-se também que o magnésio e o ácido fólico são protetores do coração.
O grão-de-bico também é ótimo para os ossos. O cálcio, fósforo e a vitamina K presentes em sua composição ajudam a deixar a nossa estrutura óssea mais forte, evitando fraturas, contusões e doenças dos ossos, como osteoporose.
O grão-de-bico possui uma grande quantidade de triptofano, um aminoácido utilizado para produzir serotonina, substância responsável pela ativação dos centros cerebrais que nos fornecem um sono de melhor qualidade além das sensações de bem-estar e satisfação que também proporciona.
As quantidades de vitamina C, vitamina E, ácido fólico e antioxidantes ajudam o grão-de-bico a ser um ótimo alimento para prevenir o câncer. Alimentos ricos nessas substâncias reduzem as chances de células sofrerem mutações e desenvolverem tumores.
Em relação ao ferro e às vitaminas do complexo B, principalmente o ácido fólico, essa fonte torna-se ainda mais interessante quando porcionados equilibradamente nos pratos infantis, de gestantes, mulheres em idade fértil e que amamentam, além de corredores e àqueles que não são fãs de feijão e nem de carne vermelha.
Por ser rico em fibras, pode ajudar no funcionamento do intestino, além de retardar a absorção de gorduras e açúcares, prolongando a sensação de saciedade e evitando os picos de glicose no sangue, sendo assim, quando utilizado de forma balanceada na alimentação, torna-se interessante sua utilização em planos alimentares com objetivo de perda de peso, o que contribui também com os pacientes portadores de diabetes do tipo 2.
Segue abaixo uma forma de sua utilização, em nossa tão rica e diversificada forma de ingestão: QUICHE!
Quiches são tortinhas salgadas super versáteis que animam qualquer refeição, vão de prato principal a acompanhamento e funcionam bem para acabar com as sobras de legumes da geladeira.

QUICHE DE BRÓCOLIS COM GRÃO DE BICO

Ingredientes:
• 1 copo de grão de bico cozido
• 1 colher de sopa de azeite extra virgem
• 1 pitada de sal e pimenta
• 1 colher de sopa de cream cheese
• 1 unidade de ovo
• 2 unidades de florete do brócolis picado e refogado
• 1 colher de sopa de queijo ralado (muçarela, cheddar ou parmesão)
• 1 colher de chá de tomilho seco

Modo de preparo:
Comece fazendo a massa de grão de bico, batendo o grão de bico no liquidificador ou em um processador até obter uma pasta lisa. Coloque num bowl, acrescente o azeite e misture.
Arrume a massa em 2 mini forminhas (de preferência com o fundo removível) e leve para assar em forno pré aquecido a 200°C por 10 minutinhos.
Agora avance para o recheio...numa vasilha misture o ovo com o cream cheese e tempere com sal e pimenta.
Depois de assar a massa de grão de bico preencha as quiches com o ovo batido e complete com o brócolis e o queijo por cima.
Leve para assar em forno a 180°C por mais 25 minutos ou até o recheio firmar e ficar dourado.
Está pronta sua quiche de brócolis com massa de grão de bico! Pode se servir quente ou deixar esfriar, será uma delícia de qualquer jeito!!!
Dica: Cuidado para não deixar a massa muito fina ou ela quebrará ao desenformar.

* Texto da Nutricionista Iara Marcondes Blanco, nutricionista clínica e funcional, e autora da página Sem Restrições
* Aqui na Orgânicos São Carlos tem grão de bico de qualidade!!

RUA Oscar de Souza Geribelo, 253, Santa Paula (Próximo ao Kartódromo) São Carlos - SP - Tel: (16) 3116-1988 / 9 8188-5650

Segunda a Sexta das 9h às 19h e aos Sábados das 9h às 14h