Blog

10/05/2019 - Orgânicos

HIBISCO

1557757321_iarahibisco.png

HIBISCO

De tom rosado, o chá de hibisco é preparado com o cálice do botão seco da flor chamada Hibiscus Sabdariffa (HS). Possui ação diurética, impedindo a retenção de líquidos, além de efeitos cientificamente comprovados como vasodilatador e cardioprotetor, ações dadas à presença de flavonoides e ácidos orgânicos presentes nele.
O consumo diário desse chá reduziu significativamente a pressão arterial em adultos com hipertensão e diabetes tipo 2 – foi o que comprovou um estudo realizado em 2013. Além disso, demonstrou que o consumo diário de chá de hibisco teve influência favorável sobre o perfil lipídico, incluindo a redução de colesterol sanguíneo total, do LDL-C e triglicérides, bem como o aumento sanguíneo do HDL-C.
Outros estudos sugerem que suas propriedades antioxidantes também podem ajudar no tratamento de doenças do fígado – os antioxidantes ajudam a proteger o corpo, pois neutralizam os radicais livres presentes nos tecidos e células do corpo.
O chá de Hibisco contém ácido protocatecoico, que tem propriedades antitumorais e antioxidantes. Um estudo realizado em Taichung, Taiwan, sugere que o hibisco retarda o crescimento de células cancerosas através da indução de apoptose – morte celular programada.
Rico em ácido ascórbico (vitamina C), nutriente essencial requerido pelo corpo para impulsionar e estimular a atividade de seu sistema imunológico, auxilia na prevenção de gripes, através também de suas propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas. O chá de Hibisco é utilizado também para tratar o desconforto causado por febre, devido ao seu efeito de arrefecimento.
Seu consumo pode ajudar a acalmar o sistema nervoso e pode reduzir a ansiedade e depressão, criando uma sensação de relaxamento no corpo e mente. Ajuda a restaurar o equilíbrio hormonal, o que pode reduzir sintomas relacionados ao ciclo menstrual, como alterações de humor, depressão e compulsão.
Entre seus efeitos, não podemos deixar de lembrar que possui propriedades ligadas à redução de peso, ou seja, se você consumir alimentos ricos em açúcar e amido acima do seu recomendado é bem provável que você ganhe peso. No entanto, estudos têm sugerido que o extrato de hibisco reduz a absorção desses carboidratos.
O chá de Hibisco tem um sabor muito semelhante ao suco de cranberry, e quando adicionado a especiarias como Canela, Cravo, noz-moscada e Gengibre, se torna um “potencializador”, auxiliando ainda mais na perda de peso.
Todavia, em excesso, assim como qualquer outro chá ou alimento, possui efeitos adversos. Muito cuidado ao administrá-lo, principalmente aqueles que tiverem pressão baixa e praticantes de atividade física. Oriente-se com o profissional mais adequado na área, e usufrua com moderação de todos esses benefícios.

* Texto da Nutricionista Iara Marcondes Blanco, nutricionista clínica e funcional, e autora da página Sem Restrições

* Aqui na Orgânicos São Carlos tem Hibisco pra você fazer um chá delicioso!! Em também tem Kombucha de Hibisco da Boom Natural, uma delícia, associando os benefícios do hibisco ao efeito probiótico!!

RUA Oscar de Souza Geribelo, 253, Santa Paula (Próximo ao Kartódromo) São Carlos - SP - Tel: (16) 3116-1988 / 9 8188-5650

Segunda a Sexta das 9h às 19h e aos Sábados das 9h às 14h