Blog

27/03/2019 - Orgânicos

TAPIOCA

1553693660_iaratapioca.png

TAPIOCA

Hummm me conta o que vem da mandioca que não tem seus próprios benefícios hein?! Tapioca: fécula de farinha de mandioca expandida e hidratada, tão comum nos cardápios das regiões Norte e Nordeste do país, que vem se tornando um ingrediente muito querido na gastronomia brasileira, principalmente àquelas voltadas a uma alimentação mais balanceada e funcional.
Isenta de sódio e glúten, muito utilizada por pacientes alérgicos ao glúten e também na nutrição funcional, dentre os seus principais benefícios, ela ajuda a estabilizar o pH do corpo. Por isso, é muito utilizada em tratamento de acidez no intestino, além de contribuir positivamente na microbiota intestinal.
Tão versátil, que surpreende com qualquer tipo de recheio, seja ele doce ou salgado! Em 100 gramas podemos encontrar 3,2g de proteínas e 54g de carboidratos, os quais a classifica como um alimento de alto índice glicêmico, ou seja, de rápida absorção, aquela que tem sido uma ótima opção para quem deseja um pós treino de excelente qualidade nutricional, desde que trabalhada com algum alimento que reduza essa velocidade de absorção, tornado-a gradativa.
Uma ótima opção é incrementá-la com um alimento de fonte proteica, como ovos (na forma de crepioca, por exemplo) ou até mesmo com alguma fibra, o que seria ótimo! Talvez em uma opção salgada, recheada com um bom patê de abacate com sardinha, que vai enriquecer a preparação ainda mais com as vitaminas do complexo B, A, E e C, ômega 9, glutationa, betasitosterol (que auxilia na redução de colesterol, LDL, modulando o cortisol), ômega 3, taurina e coenzima Q10. E ainda mais, não dispense os temperos naturais, pois possuem ações antifúngicas e antibacterianas.
Entre a forma de preparação mais adocicada, teríamos a preparação recheada com uma pasta de amendoim de boa procedência a qual também enriqueceria essa preparação de forma bem proteica, além de contribuir com micronutrientes, através de vitaminas do complexo B, vitamina E, alguns minerais como o magnésio e o potássio, contribuinte indispensável na funcionalidade muscular, proporcionando mais disposição, e recomposição das fibras musculares, além de ser um excelente antioxidante no combate a radicas livres. Outra opção de recheio também citada seria com uma maçã com casca, fatiada com pitadas de canela, onde haveria todos os benefícios da fruta, valorizando a pectina, tão abundante na casca, que retarda a absorção de carboidratos e proporciona saciedade.
Como podemos observar, ela vai bem com tudo, sua criatividade é quem manda! Lógico que, quando bem orientado, por seu nutricionista, você pode se degustar da melhor opção para seus objetivos!

** RECEITAS COM TAPIOCA **

* Salgada – Abacate e Sardinha
Ingredientes:
1 sardinha em conserva em óleo
½ abacate maduro
orégano e temperos a gosto
Modo de preparo:
Escorra o óleo da sardinha, lave-a, e retempere após a retirada da vértebra central, misturando com o abacate amassado. Tempere a seu gosto. Recheie e bom apetite.

* Doce – Pasta de Amendoim
Ingredientes:
2 colheres de sopa de pasta de amendoim integral de boa procedência.
Modo de preparo:
Recheie e bom apetite!

* Doce – Maçã e Canela
Ingredientes:
1 maçã fatiada em lâminas com casca
Canela à gosto
Modo de preparo:
Distribua as lâminas de maçã sobre um lado da tapioca, polvilhe a canela, dobre-a e sirva.

* Texto da Nutricionista Iara Marcondes Blanco, nutricionista clínica e autora da página Sem Restrições

* Tapioca é MUITO versátil, dá pra fazer do jeito tradicional, crepioca, bolo, pãozinho, vai bem doce ou salgada!! Aqui na Orgânicos São Carlos tem, pra você preparar do jeito que quiser!!

RUA Oscar de Souza Geribelo, 253, Santa Paula (Próximo ao Kartódromo) São Carlos - SP - Tel: (16) 3116-1988 / 9 8188-5650

Segunda a Sexta das 9h às 19h e aos Sábados das 9h às 14h